Para terminar o semestre das aulas do Espaço GoMaker em grande estilo, os alunos do 6º ano do Fundamental II a 2ª série do Ensino Médio movimentaram as manhãs na escola com a competição interclasse do Torneio de Robô Sumô.

Inspirada na conhecida luta japonesa de sumô, a competição de engenharia/robótica acontece entre dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena. Os robôs usados nesta competição são chamados “robôs de sumô”.

As montagens dos robôs começaram ainda no 3º bimestre, quando coordenados pelos professores Douglas Queiroz e Fernanda Lopes, os alunos divididos em grupos de até seis pessoas, fizeram a montagem e programação dos robôs. A primeira fase aconteceu em outubro quando as turmas fizeram uma competição interna com quatro a seis robôs competindo por turma. Os grupos que montaram os robôs vencedores de cada turma classificaram-se para Torneio de Robô Sumô interclasse.

A disputa para saber quem levaria o título de grande campeão ficou entre as turmas do 8º e 9º ano e aconteceu na quarta-feira (08/12).

Representando o 8º com o robô ROBSON FAIXA PRETA, estavam os alunos: Daniel Lacerda, Kaio Domingos, Mateus Baía, Miguel Vargas, Thiago Martins e Yuri Pontes.

Representando o 9º ano com o robô CLEITON ARANHA 3.0, estavam as alunas: Ana Júlia Oliveira, Anaelisa Saldanha, Nathália Cardoso, Marina Kellen e Isabelly Luisa.

Os robôs são controlados por celular através de um aplicativo e, para a grande final, as duas equipes fizeram melhorias na montagem dos robôs.

Diferente da fase de chaveamento e semifinal, quando vencia a melhor equipe em 3 rounds, na grande final as equipes competiram em 5 rounds de até dois minutos e meio cada. Perde o round a equipe que o robô capotar, ficar impossibilitado de se mexer por algum problema técnico ou tiver as três rodas retiradas do campo de competição.

A disputa entre as equipes foi emocionante e por um descuido de uma das equipes não chegou ao empate em 2 a 2, que levaria a final para o 5º e último round. O placar final do torneio ficou em 3×1 para a equipe do 9º ano com o robô CLEITON ARANHA 3.0.