Estudos comprovam a importância da leitura para o desenvolvimento cognitivo. Na escola, sobretudo na infância, ela estimula o potencial criativo do aluno, desenvolve o vocabulário, estimula o exercício da fantasia e da imaginação, além de muitos outros benefícios.

E focado em todas essas vantagens, que o Colégio Presbiteriano implantou com os alunos do 2º ano o projeto “Nas Ondas da Leitura”, sob a supervisão da professora Flávia Almeida.

Para a realização do projeto, a professora seleciona os livros que serão lidos pela turma durante o ano, e a partir deles, elabora um álbum de figurinhas com capa, índice e dicas. Após a leitura de cada livro o aluno preenche um roteiro com o registro das informações mais relevantes e recebe uma figurinha colorida da capa do livro para colar no álbum.

Ao final do projeto, cada criança terá lido 38 livros e completará o álbum com os registros e figurinhas de cada um deles. Uma recordação que o aluno levará para sempre.

De acordo com a coordenadora pedagógica Silvana Fava, “o projeto é uma alternativa lúdica para incentivar o hábito e o interesse pela leitura, premissa fundamental para formação intelectual, cognitiva, cultural, enriquecimento do vocabulário e ampliação do conhecimento de mundo. No meio a tanta novidade tecnológica, os livros têm o seu lugar indiscutível no processo de aprendizagem e na formação de alunos capazes”, destaca a coordenadora.